Categories: Evangelho, Lucas, Tempo Comum

Vigilância, desapego e testemunho: as atitudes do cristão diante da parusia (Lc 17,26-37)

O Evangelho de Lucas 17,26-37 nos apresenta a parusia, ou seja, a segunda vinda de Jesus Cristo no fim dos tempos. Nessa ocasião, o Reino de Deus se manifestará plenamente e os justos serão salvos, enquanto os ímpios serão condenados. Jesus nos adverte para que estejamos preparados para esse dia, pois ele virá de forma inesperada e repentina, como nos dias de Noé e de Ló. Quem estiver apegado aos bens deste mundo, aos prazeres da carne ou à própria vida, perderá tudo. Quem, porém, estiver disposto a renunciar a tudo por amor a Jesus, ganhará a vida eterna.

Uma reflexão que podemos fazer de forma resumida é a seguinte:

  • O Evangelho nos convida a viver na vigilância e na conversão, pois não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá. Devemos estar sempre atentos aos sinais dos tempos e à voz de Deus que nos fala pela sua Palavra, pelos acontecimentos da história e pela nossa consciência.
  • O Evangelho nos desafia a não nos deixarmos seduzir pelas falsas seguranças deste mundo, que nos afastam de Deus e dos irmãos. Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, confiando na sua providência e na sua misericórdia.
  • O Evangelho nos anima a testemunhar a nossa fé e a nossa esperança em Jesus Cristo, que é o Senhor da história e o juiz dos vivos e dos mortos. Devemos anunciar o seu amor e a sua salvação a todos os que ainda não o conhecem ou o rejeitam, sem medo nem vergonha.
Carlos Amorim Junior

Católico por amor, Cristão em tempo integral, apaixonado pela vida, ex-Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, ex-acólito, ex-catequista ou simplesmente alguém apaixonado por Jesus que tenta à sua maneira, Evangelizar através da tecnologia.