Categories: Evangelho, Mateus Tags: , Leave a comment

Qual é o seu talento? (MT 25, 14-30)

Quanto eu estava prestes a concluir o Ensino Médio, o teste vocacional estava em alta. Os jovens daquela época queriam descobrir através de um conjunto de perguntas, qual seria a profissão mais adequada para as aptidões que possuíam. Na verdade, buscávamos alguma garantia de que usando nossos naturais, poderíamos nos tornar profissionais plenamente realizados.

Acontece que alguns jovens ficavam decepcionados com os resultados do teste vocacional, principalmente quando a profissão sugerida era História, Literatura, Ed. Física, Filosofia, Fotografia, e outras tantas que, supostamente, tinham baixos salários para a época. Era uma decepção! Ah, como sonhávamos que o resultado fosse uma carreira reconhecida na sociedade como engenheiro, advogado ou médico! Hum, espere um pouco, medicina não, porque leva muitos anos pra se formar, além do mais é disputadíssima. Direito também podemos riscar da lista, afinal, tem que ler muitos livros e falar em público que dá uma vergonha impossível de ser vencida. Sobrou Engenharia, mas tem que fazer tantos cálculos…

No final das contas, não estávamos 100% comprometidos com o resultado do teste vocacional. Queríamos que as sugestões estivessem em acordo com nossa percepção de sociedade, com nossas ambições financeiras e principalmente, alinhada com nossas zonas de conforto.

Assim também nos pegamos muitas vezes negociando com os que Deus nos deu. Encontramos desculpas e mais desculpas para não fazer o que precisa ser feito, enxergando limitações onde elas não existem e deixando para depois aquilo que precisava ser feito ontem.

Tão importante quanto reconhecer nossos dons, é ter coragem para colocá-los em prática. Certamente temos nossas limitações, todos tem, mas isso não nos impede de realizar obras dentro do nosso campo de capacidades.

Peçamos a Deus que nos revele os dons que temos e que nos capacite com a disposição para os colocarmos à serviço da vida.

Carlos Amorim Junior

A Comunidade é feita por todos, partilhe você também!

Partilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Carlos Amorim Junior

Católico por amor, Cristão em tempo integral, apaixonado pela família, Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, postulante a acólito, formador de grupos de Batismo e Crisma ou simplesmente alguém apaixonado por Jesus que tenta à sua maneira, Evangelizar através da tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.